sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pré-conferência de Literatura

Em Jaraguá do Sul está acontecendo, neste mês de setembro, as pré-conferências para preparação elaboração e apresentação de propostas para a II Conferência Municipal de Cultura - Jaraguá do Sul.

O Fórum Literário se fez presente, na participação de alguns de seus membros no dia 24.09.2009, na Pré-conferência de Literatura.

Efetivamente, nosso Fórum Literário não poderia deixar de opinar nos debates, já que as propostas desenvolvidas serão discutidas e, se aprovadas, irão fomentar o desenvolvimento e a diversidade cultural, bem como promover a cidadania, incorporando metas e diretrizes que farão parte do Plano Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul.

Além disso, a troca de idéias e os novos contatos realizados auxiliarão no aperfeiçoamento das sessões, possibilitando um crescimento ainda maior deste querido Fórum Literário.

Os frutos logo virão.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sobre livros: Eu, Christiane F,

A Wikipedia, maior enciclopédia livre da rede mundial de computadores, traz diversos tópicos relacionados ao livro em questão, ao filme baseado no livro, aos personagens, que são reais, ao autor e outros temas relacionados.

Dentre os tópicos, o que fala da própria Chritiane, descreve:

Durante seu julgamento [de Christiane, por tráfico e posse de drogas] num tribunal de infância e juventude, os jornalistas Kai Hermann e Horst Hieck ficaram fascinados com seu depoimento sobre o vício e propuseram a ela uma entrevista que acabou se estendendo por meses e deu base para o famoso livro Wir Kinder vom Bahnhof Zoo. O livro foi sucesso mundial sendo lançado em vários países, inclusive no Brasil com o titulo Eu, Christiane F., 13 anos drogada e prostituída e Portugal (Os Filhos da Droga). Com o sucesso do livro, Christiane ficou mundialmente famosa e até passou um tempo "limpa", garantindo estar livre das drogas. Mas em 1983, a polícia a prendeu no apartamento de um traficante em Berlim. Nesta época concedeu uma entrevista à revista alemã Stern, confessando que nunca havia realmente largado a heroína. Esta entrevista foi publicada no Brasil pela extinta revista Manchete em 1984.


O livro e o filme foram marcos naquela época (início dos anos 80), já que mostrou um mundo de viciados destrídos pelas drogas, mas de uma maneira crua e direta. O livro encomodou e encomoda que o lê, pois nos deixa a impressão de que nossas crianças estão perdidas, sem alguém para lhes indicar o caminho.

É necessário um alerta: algumas das cenas descritas são fortes, ainda nos dias de hoje. Para quem se interessa pelo estudo do tema, é uma leitura não técnica imperdível. O livro é bem escrito e vívido, deixando sua marca em que se aventura por entre suas páginas. Vale a pena.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Para constar...

Na última sessão, falamos do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), cuja realização, em Santa Catarina, é da Polícia Militar, e já existe desde 1998.

O PROERD, tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.

Em Jaraguá do Sul, o PROERD conta com o apoio da iniciativa privada e já dispõe de turmas para crianças de quarto e sexto anos do ensino fundamental, além de um curso especial para os pais.

Quem quiser saber mais, pode entrar em contato, diretamente com a Polícia Militar aqui de Jaraguá do Sul.

(com informações do site da PM: www.pm.sc.gov.br)

sábado, 19 de setembro de 2009

Mais livros!

Dando continuidade à última postagem, apresento novos títulos que foram citados na sessão com o tema "Drogas: Sofrimento ou Inspiração?", segue:

Mate-me por favor

Autor: Gillian McCain e Leg McNeill

Editora: Lpm






Crônica de um amor louco

Autor: Charles Bukowski

Editora: Lpm





Cocaína - literatura e outros companheiros de ilusão

Seleção e apresentação de Beatriz Resende

Editora: Casa da Palavra





O Prédio, o tédio e o menino cego

Autor: Santiago Nazarian

Editora: Record






Junkie- Drogado

Autor: William Burroughs

Editora: Cia das letras (pelo que sabemos, está esgotado na editora mas parece que em alguns sites de venda de livros)


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Livros citados na última sessão:

Como combinado, começamos a informar os títulos citados na sessão do tema "Drogas: Sofrimento ou Inspiração?". Seguem os primeiros títulos:


Meu nome não é Johny
Autor: Guilherme Fiúza
Editora: Record





Eu, Christiane F, 13 Anos Drogada Prostituída
Autor: Kai Hermann
Editora: Bertrand Brasil






Ensaio do Vazio
Autor: Carlos Henrique Schroeder
Editora 7 (Sete) Letras





Woodstock, quarenta anos depois
Autor: Pete Fornatale
Editora: Agir

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Fórum Literário na mídia!

Nosso querido Fórum Literário figurou novamente no jornal O Correio do Povo (dia 12.09.2009).

A reportagem comentou o interessante tema, a literatura sobre o assunto e destacou o ilustre convidado de honra, Delegado Luciano Raizer, da Polícia Federal.

Ficamos imensamente felizes com a atenção recebida e gratos pelo espaço, até porque, o efeito foi visto na sessão lotada e nos bons comentários posteriores.

Que os bons ventos continuem soprando!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Próximas sessões

Atendendo a pedidos, informamos o calendário das próximas sessões de 2009:

17.10 - Data confirmada. Tema a ser definido até semana que vem, pois aguardamos confirmação do convidado de honra.

14.11 - Data confirmada. Também ainda sem tema definido, aguardando posição do convidado de honra.

12.1.2 - Sessão especial com encerramento do ano e algumas surpresas aos participantes. Aguardem!

Até o final do ano, definiremos o início das sessões para o ano de 2010.

É o Fórum Literário trabalhando por vocês!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Quinta edição do Fórum literário

A Quinta edição do nosso Fórum Literário, com o tema "Drogas: Sofrimento ou Inspiração?" foi um sucesso!

Graças ao público sempre fiel e participativo, o convidado de honra, Delegado Luciano Raizer, se sentiu à vontade para comentar um pouco sobre o dia a dia do trabalho de repressão ao narcotráfico. Nós, do Fórum Literário, agradecemos não apenas as palavras do Del. Luciano, mas a boa vontade com que as proferiu.

Um obrigado especial também aos participantes, que nos alegraram com sua presença.

O debate, como sempre, foi enriquecedor, nos possibilitando uma visão mais realista do problema das drogas, com abordagem direta sobre o assunto, análise de casos concretos e da legislação sobre o tema.

Como não poderia deixar de ser, a literatura comentada é de boa qualidade e conta com escritores locais, nacionais e internacionais.

Nos próximos dias, postaremos uma relação dos títulos citados e outros que abordam o mesmo assunto.

Novamente, nosso muito obrigado à todos e esperamos que nosso amado Fórum Literário só venha crescer.