terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sobre livros: Eu, Christiane F,

A Wikipedia, maior enciclopédia livre da rede mundial de computadores, traz diversos tópicos relacionados ao livro em questão, ao filme baseado no livro, aos personagens, que são reais, ao autor e outros temas relacionados.

Dentre os tópicos, o que fala da própria Chritiane, descreve:

Durante seu julgamento [de Christiane, por tráfico e posse de drogas] num tribunal de infância e juventude, os jornalistas Kai Hermann e Horst Hieck ficaram fascinados com seu depoimento sobre o vício e propuseram a ela uma entrevista que acabou se estendendo por meses e deu base para o famoso livro Wir Kinder vom Bahnhof Zoo. O livro foi sucesso mundial sendo lançado em vários países, inclusive no Brasil com o titulo Eu, Christiane F., 13 anos drogada e prostituída e Portugal (Os Filhos da Droga). Com o sucesso do livro, Christiane ficou mundialmente famosa e até passou um tempo "limpa", garantindo estar livre das drogas. Mas em 1983, a polícia a prendeu no apartamento de um traficante em Berlim. Nesta época concedeu uma entrevista à revista alemã Stern, confessando que nunca havia realmente largado a heroína. Esta entrevista foi publicada no Brasil pela extinta revista Manchete em 1984.


O livro e o filme foram marcos naquela época (início dos anos 80), já que mostrou um mundo de viciados destrídos pelas drogas, mas de uma maneira crua e direta. O livro encomodou e encomoda que o lê, pois nos deixa a impressão de que nossas crianças estão perdidas, sem alguém para lhes indicar o caminho.

É necessário um alerta: algumas das cenas descritas são fortes, ainda nos dias de hoje. Para quem se interessa pelo estudo do tema, é uma leitura não técnica imperdível. O livro é bem escrito e vívido, deixando sua marca em que se aventura por entre suas páginas. Vale a pena.

Nenhum comentário: