terça-feira, 19 de maio de 2009

Serial Killer, Louco ou Cruel?


Acompanhando o ritmo de nosso último encontro, cujo tema foi “Mentes Criminosas”, resolvi postar no blog, toda semana, comentários sobre a literatura indicada durante as sessões do Fórum Literário.

Inicio com um dos livros que me atraíram para o tema debatido: Serial Killer: louco ou cruel?, primeiro livro da escritora Ilana Casoy (WVC Editora / Madras Editora).


O nome, por si só, já revela o assunto abordado. A autora faz uma análise do que os estudiosos da mente criminosa entendem por serial killer, apresentando dados concretos, bem como faz uma apresentação do tema para leigos no assunto, abordando dados psicológicos, perfis criminais, investigação do FBI e, finalmente, apresenta quinze dos mais instigantes casos conhecidos de serial killers, especificando nomes, histórias, algozes e vítimas, com detalhada narrativa. Particularmente, penso que do estudo da autora sobressai a qualidade da pesquisa e a riqueza dos detalhes, alcançados por uma brasileira em obra tão sucinta.

Apesar de pecar pela objetividade excessiva na parte técnica e com pouquíssimos dados das questões jurídicas, os casos estão ricamente narrados, são curiosos e estão a tal ponto disseminados no contexto mundial, que logo percebemos que algumas das questões que atualmente debatemos em universidades e muito do que se lê e vê nos livros e filmes de ficção policial, suspense e terror de hoje, são fruto não de uma boa imaginação fértil, mas sim, tem base na realidade crua dos atos produzidos por mentes perturbadas. O livro também nos faz pensar, por exemplo: você sabia que existe pena de morte no Brasil?

Pois é, esta e outras informações curiosas e incomuns podem ser lidas nesta obra. Recomendo a leitura, mas apenas aqueles que se interessam pelo tema e estão prontos para enfrentá-lo, por tratar de um tema particularmente sensível a alguns: a morte. Entretanto, todo Por fim, do livro transcrevo uma famosa frase de um Serial Killer chamado Jeffrey Dahmestudante do Direito, afeito ao ramo Penal deve ao menos absorver alguns dos aspectos apresentados.

Por fim, do livro transcrevo uma famosa frase de um Serial Killer chamado Jeffrey Dahmer, o mais famoso canibal dos EUA: “Eu fiz a minha fantasia de vida mais poderosa do que minha vida real”.

Um comentário:

Unknown disse...

Livro fantástico!