quinta-feira, 21 de maio de 2009

Serial killers

Este é o segundo livro da escritora brasileira Ilana Casoy (Editora: ARX).

Dando continuidade ao tema de seu primeiro livro, Casoy apresenta os serial killers destas terras brasileiras. Novamente sua abordagem é voltada ao relato detalhado dos casos, com uma análise técnica superficial. Notem que a autora se preocupou com os fatos e transcreveu quase na integralidade algumas das entrevistas realizadas com os assassinos estudados.

As entrevistas transcritas são reveladoras porquanto chegamos a sentir pena do indivíduo arrependido, declaradamente mudado; e perturbadoras quando a descrição de alguns dos casos e feita com total apatia, sem importar as atrocidades cometidas.

Apesar do livro estar mais voltado ao ramo da psicologia forense, é importante que possamos ter este contato, com uma realidade tão próxima de nós. Infelizmente, o estudo apresentado no livro foi finalizado sem possibilidade de incluir alguns dos casos mais recentes de assassinos seriais, amplamente divulgados pela mídia, como o do Maníaco do Parque.

Como fecho, deixo um destaque do livro, em frase dita por Chico Picadinho “Eles queriam o motivo do crime e eu não sabia o porque”. Difícil entender uma mente criminosa.





Ilana Casoy, por Julio Bittencourt (Época)

Nenhum comentário: