quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Malleus Maleficarum

Salve Amigos do Forum Literário!

Hoje vou indicar um livro muito especial, O Martelo das Feiticeiras (Malleus Maleficarum), um dos livros mais importantes da cultura ocidental, tanto para leitores que se interessam pela história quanto para aqueles que estudam a história do pensamento e das leis.

Escrito em 1484, se tornou um documento fundamental do pensamento pré-cartesiano, bem como um dos mais importantes depositários das leis que vigoravam no Estado teocrático.
Durante quatro séculos este livro foi manual oficial da Inquisição para condenar os "hereges".
Os Inquisidores levaram a tortura e à morte mais de 100 mil mulheres sob o pretexto, entre outros, de "copularem com o demonio". Esse genocídio foi perpetrado na época em que formavam as sociedades modernas da Europa. O Papa Inocêncio VIII nomeou dois dominicanos, os inquisidores Heinrich Kramer e James Sprenger, para julgar as feiticeiras na Alemanha.

Dois anos mais tarde eles publicaram a mais importante obra sobre demonologia da história, o temível Malleus Maleficarum (O Martelo das Feiticeiras).
Essa obra se divide em três partes:

A primeira discursava aos juízes, ensinando-lhes a reconhecer as bruxas em seus múltiplos disfarces e atitudes.
A segunda expunha todos os tipos de malefícios, classificando e explicando.
A terceira regrava as formalidades para agir "legalmente" contra as bruxas, demonstrando como inquiri-las e condená-las. Ele tinha como príncipio o preceito bíblico que diz: à feiticeira não deverás viver (ex 22,18)

até a próxima dica !

Gelson Bini

Nenhum comentário: