sábado, 15 de novembro de 2008

"O vosso desejo é conservar, no meio da federação política, a unidade literária".

A Academia Brasileira de Letras é uma instituição que foi fundada em 20 de julho de 1897.Composta por 40 membros efetivos e perpétuos, eleitos em votação secreta e 20 sócios correspondentes estrangeiros, tem por fim o cultivo da língua e a literatura nacional.

Discurso de Machado de Assis

20 de julho de 1897

Senhores,Investindo-me no cargo de presidente, quisestes começar a Academia Brasileira de Letras pela consagração da idade. Se não sou o mais velho dos nossos colegas, estou entre os mais velhos. É símbolo da parte de uma instituição que conta viver, confiar da idade funções que mais de um espírito eminente exerceria melhor. Agora que vos agradeço a escolha, digo-vos que buscarei na medida do possível corresponder à vossa confiança.
Não é preciso definir esta instituição, iniciada por um moço, aceita e completada por moços, a Academia nasce com a alma nova, naturalmente ambiciosa. O vosso desejo é conservar, no meio da federação política, a unidade literária. Tal obra exige, não só a compreensão pública, mas ainda e principalmente a vossa constância. A Academia Francesa, pela qual esta se modelou, sobrevive aos acontecimentos de toda casta, às escolas literárias e às transformações civis. A vossa há de querer ter as mesmas feições de estabilidade e progresso. Já o batismo das suas cadeiras com os nomes preclaros e saudosos da ficção, da lírica, da crítica e da eloqüência nacionais é indício de que a tradição é o seu primeiro voto. Cabe-vos fazer com que ele perdure. Passai aos vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles o transmitam aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira. Está aberta a sessão.

"A economia em Machado de Assis"

Coordenado pelo Acadêmico Alberto da Costa e Silva, o 9º Ciclo de Conferências da Academia, "Aspectos da literatura machadiana III", prossegue no dia 18 de novembro, terça-feira, com palestra ministrada pelo Professor Gustavo Franco sobre "A economia em Machado de Assis".
A Conferência será no Teatro R. Magalhães Jr., a partir das 17h30min. A entrada é franca e serão fornecidos certificados de presença aos interessados.
O portal da ABL transmitirá ao vivo o 9º Ciclo de Conferências da Academia.
Saiba Mais
No dia 25 de novembro, o 9º Ciclo de Conferências da Academia, prossegue com conferência ministrada pelo Professor João Adolfo Hansen sobre "A política em Machado de Assis".
No dia 2 de dezembro, a palestra estará a cargo da pesquisadora Maria Clara Bingemer e do Acadêmico Antonio Olinto, que discorrerão sobre "A religião em Machado de Assis".
No dia 9 de dezembro, o Acadêmico Candido Mendes de Almeida falará sobre "A filosofia em Machado de Assis".
A conferência de encerramento do 9º Ciclo da ABL de 2008 ocorrerá no dia 16 de dezembro e estará a cargo do Acadêmico Alberto Venancio Filho, com o tema "Machado de Assis, presidente da ABL".

Nenhum comentário: