domingo, 9 de novembro de 2008

SESSÃO INAUGURAL - 08.11.08

Idéias... inovações... buscas... encontros... experiências... aprendizados!

A vida é repleta de acontecimentos, alguns já esperados, outros surpreendentes, porém, os caminhos vão sendo escolhidos e construídos por seus autores.
Na trajetória diária acabamos nos preenchendo com os afazeres profissionais, os quais, não raras vezes, nos deixam totalmente afastados de momentos diversos daqueles, porém, agradáveis.
Um lugar que me deixa muito à vontade é a livraria, cheia de magia, de encanto e conhecimentos dos mais variados gostos.
Para completar, algumas livrarias ainda apresentam ambientes que servem chás, cafés, água, refrigerante, doces, salgados, enfim, tudo para tornar mais atrativo ao público.
Em uma dessas livrarias, a qual constantemente freqüento, costumo me reunir com amigos que igualmente têm o hábito da boa leitura.
Entre um café (ou chá) e outro, as conversas foram apresentando afinidades, e uma idéia veio à tona: ampliar e compartilhar nossos conhecimento, e ainda, dividir com outras pessoas interessadas.
A partir desse momento algo começou a ganhar espaço...de uma idéia meio louca, com a vontade daqueles que acreditaram, e, o conhecimento ainda maior de quem se dedica à leitura, o trio estava formado. De um lado uma advogada e professora universitária, com anseio de aprimorar seus conhecimento e compartilhar estudos com amigos e acadêmicos; de outro, um advogado, estudioso, compadre no sentido da palavra, aplicado em seus objetivos, que igualmente buscava ampliar seus estudos literários; e, por fim, um mestre da literatura, que com todo seu conhecimento, acatou a idéia sem qualquer questionamento... Foi assim, que nasceu o Fórum Literário!
A data foi escolhida (08.11.08), os acadêmicos, alvo principal (queridos e companheiros), o primeiro livro (A Era dos Direitos), o primeiro convidado de honra (Raphael Rocha Lopes, escritor, advogado e professor universitário)... e a esperança de que esse seria apenas o inicio de um grande encontro para os apreciadores da boa leitura.

Sessão Inaugural:

Já havia passado um pouco das dez horas, e lá estavam eles, os fundadores, os acadêmicos, e o convidado de honra... todos na expectativa do que iria acontecer... o mediador Gelson iniciou esclarecendo os trabalhos, apresentando os mediadores Frederico e eu, assim como o convidado de honra Raphael. Após os comentários do convidado, o tema começou a ser explorado, inicialmente pelos mediadores, e, posteriormente pelos acadêmicos.
A discussão foi contagiante, até mesmo aqueles que não tinham concluído a leitura do livro escolhido manifestaram-se e apresentaram suas considerações.

Ao encerrar a sessão, restou a certeza de que o encontro foi proveitoso, empolgante e que aquela sensação de “quero mais” contribuirá para o próximo Fórum Literário! Até o dia 29.11.08!

Um pouco a respeito do escritor destaque do dia:

Norberto Bobbio
"Cada vez sabemos menos". A frase é de um dos grandes pensadores do século 20, Norberto Bobbio. Formado em filosofia e em direito, foi professor universitário e jornalista - e um apaixonado pela teoria política e pelos direitos individuais. Na Itália dos anos 1940, mergulhada na Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945), Bobbio fez parte do movimento da Resistência: ligou-se a grupos liberais e socialistas que combatiam a ditadura do fascismo.O pensador se autodefinia como um militante da razão. Costumava dizer que embora o homem moderno tenha desvendado milhões de coisas que eram desconhecidas dos antigos, o mundo de hoje é cada vez mais incompreensível, menos transparente. Bobbio sempre defendeu o individualismo diante do Estado. Isso significa que ele acreditou e lutou contra as ditaduras, para que a liberdade de cada pessoa tivesse mais valor que a autoridade do governo de qualquer país quando esta é excessiva. Por esse motivo, considerava a criação dos tribunais para julgar crimes de guerra a maior conquista do seu século.Sua vasta obra estuda a filosofia do direito, a ética, a filosofia política e a história das idéias. Nela se discutem as ligações entre razões de Estado e democracia, além de temas fundamentais, como a tolerância, relacionada ao preconceito, ao racismo e à questão da imigração na Europa atual, obrigada a conviver com diferentes crenças religiosas e políticas. Bobbio acreditava que a democracia precisa de cidadãos comprometidos com o combate a todo tipo de preconceito e com a prática diária da tolerância.A ética é apontada pelo intelectual italiano como um requisito indispensável para uma saudável relação entre a moral e a política. A ética é um ramo da filosofia que estuda a natureza do que se considera ser o bem, adequado e moralmente correto.

Pensamentos de Bobbio:

“O sinal dos tempos serve, por sua vez, para lançar um olhar, temerário, indiscreto, incerto, mas confiante, para o futuro”.

“É verdade que apostar é uma coisa e vencer é outra. Mas também é verdade que quem aposta o faz porque tem confiança na vitória. É claro, não basta a confiança para vencer. Mas se não se tem a menor confiança, a partida está perdida antes de começar. Depois, se me perguntassem o que é necessário para se ter confiança, eu voltaria às palavras de Kant citadas no início: conceitos justos, uma grande experiência e, sobretudo, muita boa vontade”.

O Convidado de Honra:

Raphael Rocha Lopes

Escritor da obra “O Escritório”, é advogado há 13 anos, formado pela UFSC, natural de Tubarão e radicado em Jaraguá. É professor de Deontologia Jurídica e Contratos nas faculdades de direito da Unerj e Fameg.

Nenhum comentário: