quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CONVITE: 8ª SESSÃO DO FÓRUM LITERÁRIO

“CONSTITUIÇÃO: Justiça, Igualdades e Desigualdades"
Dia 14.11.2009, sábado, a partir das 10h na Biblioteca Pública.
Convidado de Honra: CÍCERO DITTRICH
ADVOGADO E PROFESSOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JARAGUÁ DO SUL - UNERJMESTRE EM CIÊNCIA JURÍDICA PELA UNIVALI
ESPECIALISTA EM AÇÕES CONSTITUCIONAIS TÍPICAS PELA UNIVALI

Como funciona: os mediadores Gelson Bini, Janaína Elias Chiaradia e Frederico Hulbert abrem a sessão e aprensentam o convidado de honra, que faz abordagem do tema e depois todos discorrerem sobre suas leituras e indagações.

Nesta mesma oportunidade os convidados de honra das sessões anteriores (Raphael Rocha Lopes, Julio Max Manske, Cesar Alberto Aguiar Cesar, Luciane Mortari, Luciano Raizer e Bruno Effori), estarão presentes para comemorarmos todos juntos o
1º aniversário do Fórum Literário!
Participe e fique por dentro do que está sendo lançado no mercado literário.
Um tema não apenas relevante, pois cada vez mais presente e recorrente no dia-a-dia de nossa sociedade, mas também instigante.
Confira os temas das sessões anteriores:

Raphael Rocha Lopes com o tema “A Era dos Direitos”;
Charles Zimmermann com o tema “O Caso dos Exploradores de Cavernas”;
Julio Max Manske com o tema “Mentes Criminosas”;
Cesar Alberto Aguiar Cesar com o tema “Lações Sociais da Adoção”
Luciane Mortari com o tema “O Direito dos Amantes”;
Luciano Raizer com o tema “Drogas: inspiração ou sofrimento”
Bruno Effori com o tema “Menores: exploração, sentimento ou loucura”

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fórum Literário com novo apoiador!

O Fórum Literário cresceu e, agora, conta com o bem-vindo apoio da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul!!

Depois de algumas tratativas, a Fundação Cultural abriu suas portas, possibilitando que nosso Fórum Literário tenha um novo lugar para suas sessões.

É preciso registrar que adoramos o ambiente que a Grafipel nos proporcionou até este momento, cedendo não apenas espaço, mas também nos emprestando obras para indicarmos aos frequentadores das reuniões.

Entretanto, o espaço que tínhamos estava se tornando pequeno, graças ao desenvolvimento contínuo das sessões, e aumento considerável do número de participantes. Além disso, acabávamos disputando espaço com outras formas de manifestações culturais, tais como a Contação de Histórias, misturando sons, vozes e público.

Mais apropriado é o novo lugar: a Biblioteca Municipal, na antiga estação ferroviária, em frente ao shopping. O lugar, por si só já é inspirador, pois teremos livros que podem ser emprestados sem custo, teremos espaço mais que suficiente para abrigar todos os interessados e ainda crescer mais, será possível ouvir com tranquilidade cada uma das vozes interessadas em se pronunciar, sem gritos, sem grande esforço.

Saibam que o Fórum Literário é grato à Grafipel, e pretendemos manter o apoio da mesma.

A felicidade se faz presente no âmbito de nossos corações, pois o novo apoio recebido só engrandece e enobrece esta iniciativa, de fomentar o gosto pelo debate e pela literatura no estudante jaraguaense e em toda a comunidade.

Nós prometemos novidades e crescimento, e é isto que estamos entregando, esperando apenas que em retribuição cada vez mais interessados nos honrem com sua participação nas nossas reuniões.

Continuem nos acompanhando aqui no blog e lembramos que temos marcado o dia 14.11.2009, para mais uma sessão, até lá!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mais livros!

Continuando, segue novas indicações de literatura que abordamo tema "Menores: sentimento, exploração ou loucura...":


O Caçador de Pipas
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Nova Fronteira




Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco





Cinderela
Autores: Irmãos Grimm
Editora: diversas
Obs.: A história de Cinderela tem diversas origens (desde uma chinesa do século 9 antes de Cristo, até versões atuais), assim, optamos em sugerir a leitura da versão pela qual a história ficou mais conhecida, que é a dos Irmãos Grimm, já pulbicada por diversas editoras.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Livros indicados na 7ª sessão

Como combinado, segue lista com alguns dos livros indicados na última sessão do nosso Fórum Literário e também outros livros que tratam do tema:

Abuso Sexual em Crianças - fortalecendo pais e professores para proteger nossas crianças contra abusos sexuais e pedofilia.
Autora: Christiane Sanderson
Editora: M books
Obs.: Este livro é aquele citado como ferramenta para auxiliar na identificação do comportamento que pode revelar uma criança que sofre abuso, como também daqueles que maléficamente o praticam.


Castelo de Vidro (mais uma vez) memórias de uma família que aprendeu a criar finais felizes
Autora: Jeanette Walls
Editora: Nova Fronteira





Cultura é a Nossa Arma - Afroreggae nas favelas do Rio
Autores: Damian Platt e Patrick Neate
Editora: Civilização Brasileira




Lolita
Autor: Vladimir Nabokov
Editora: Companhia de Bolso (sugestão)



terça-feira, 20 de outubro de 2009

Alegria!

Caros amigos,

Mais uma vez tivemos o prazer de constatar que a sétima sessão do nosso querido Fórum Literário foi um sucesso.

A presença maciça daqueles que tem o gosto literário latente em seus corações tornou a reunião dinâmica e debatida, sem deixar de ser agradável e descontraído.

De fato, o convidado de honra Bruno Effori soube repassar suas impressões pessoais de maneira serena e clara, mesmo com um tema tão polêmico e preocupante.

Esperamos que da mesma forma como foi para nós, que para vocês tenha sido uma alegria ter participado de mais uma sessão.

Agora, olho em nosso blog para saber o próximo tema e quem será nosso convidado de honra.

Aguardem!

sábado, 10 de outubro de 2009

7ª SESSÃO: "MENORES: sentimento, exploração ou loucura..."

Dia 17.10.2009, sábado, a partir das 10h na Grafipel Megastore.

Convidado de Honra: BRUNO EFFORI

DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA;
ESPECIALISTA EM DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL PELA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES DO RIO DE JANEIRO;
ATUOU COMO PROFESSOR EM DIREITO PENAL em diversos cursos preparatórios para concursos jurídicos em BRASÍLIA/DF, e em universidades do DISTRITO FEDERAL.

Como funciona: os mediadores Gelson Bini, Janaína Elias Chiaradia e Frederico Hulbert abrem a sessão e aprensentam o convidado de honra, que faz abordagem do tema e depois todos discorrerem sobre suas leituras e indagações.

Participe e fique por dentro do que está sendo lançado no mercado literário.

OBS: para os acadêmicos que participarem do Fórum será disponibilizado certificado equivalendo a 03 horas extracurriculares.

Um tema não apenas relevante, pois cada vez mais presente e recorrente no dia-a-dia de nossa sociedade, mas também instigante.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pré-conferência de Literatura

Em Jaraguá do Sul está acontecendo, neste mês de setembro, as pré-conferências para preparação elaboração e apresentação de propostas para a II Conferência Municipal de Cultura - Jaraguá do Sul.

O Fórum Literário se fez presente, na participação de alguns de seus membros no dia 24.09.2009, na Pré-conferência de Literatura.

Efetivamente, nosso Fórum Literário não poderia deixar de opinar nos debates, já que as propostas desenvolvidas serão discutidas e, se aprovadas, irão fomentar o desenvolvimento e a diversidade cultural, bem como promover a cidadania, incorporando metas e diretrizes que farão parte do Plano Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul.

Além disso, a troca de idéias e os novos contatos realizados auxiliarão no aperfeiçoamento das sessões, possibilitando um crescimento ainda maior deste querido Fórum Literário.

Os frutos logo virão.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sobre livros: Eu, Christiane F,

A Wikipedia, maior enciclopédia livre da rede mundial de computadores, traz diversos tópicos relacionados ao livro em questão, ao filme baseado no livro, aos personagens, que são reais, ao autor e outros temas relacionados.

Dentre os tópicos, o que fala da própria Chritiane, descreve:

Durante seu julgamento [de Christiane, por tráfico e posse de drogas] num tribunal de infância e juventude, os jornalistas Kai Hermann e Horst Hieck ficaram fascinados com seu depoimento sobre o vício e propuseram a ela uma entrevista que acabou se estendendo por meses e deu base para o famoso livro Wir Kinder vom Bahnhof Zoo. O livro foi sucesso mundial sendo lançado em vários países, inclusive no Brasil com o titulo Eu, Christiane F., 13 anos drogada e prostituída e Portugal (Os Filhos da Droga). Com o sucesso do livro, Christiane ficou mundialmente famosa e até passou um tempo "limpa", garantindo estar livre das drogas. Mas em 1983, a polícia a prendeu no apartamento de um traficante em Berlim. Nesta época concedeu uma entrevista à revista alemã Stern, confessando que nunca havia realmente largado a heroína. Esta entrevista foi publicada no Brasil pela extinta revista Manchete em 1984.


O livro e o filme foram marcos naquela época (início dos anos 80), já que mostrou um mundo de viciados destrídos pelas drogas, mas de uma maneira crua e direta. O livro encomodou e encomoda que o lê, pois nos deixa a impressão de que nossas crianças estão perdidas, sem alguém para lhes indicar o caminho.

É necessário um alerta: algumas das cenas descritas são fortes, ainda nos dias de hoje. Para quem se interessa pelo estudo do tema, é uma leitura não técnica imperdível. O livro é bem escrito e vívido, deixando sua marca em que se aventura por entre suas páginas. Vale a pena.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Para constar...

Na última sessão, falamos do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), cuja realização, em Santa Catarina, é da Polícia Militar, e já existe desde 1998.

O PROERD, tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.

Em Jaraguá do Sul, o PROERD conta com o apoio da iniciativa privada e já dispõe de turmas para crianças de quarto e sexto anos do ensino fundamental, além de um curso especial para os pais.

Quem quiser saber mais, pode entrar em contato, diretamente com a Polícia Militar aqui de Jaraguá do Sul.

(com informações do site da PM: www.pm.sc.gov.br)

sábado, 19 de setembro de 2009

Mais livros!

Dando continuidade à última postagem, apresento novos títulos que foram citados na sessão com o tema "Drogas: Sofrimento ou Inspiração?", segue:

Mate-me por favor

Autor: Gillian McCain e Leg McNeill

Editora: Lpm






Crônica de um amor louco

Autor: Charles Bukowski

Editora: Lpm





Cocaína - literatura e outros companheiros de ilusão

Seleção e apresentação de Beatriz Resende

Editora: Casa da Palavra





O Prédio, o tédio e o menino cego

Autor: Santiago Nazarian

Editora: Record






Junkie- Drogado

Autor: William Burroughs

Editora: Cia das letras (pelo que sabemos, está esgotado na editora mas parece que em alguns sites de venda de livros)


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Livros citados na última sessão:

Como combinado, começamos a informar os títulos citados na sessão do tema "Drogas: Sofrimento ou Inspiração?". Seguem os primeiros títulos:


Meu nome não é Johny
Autor: Guilherme Fiúza
Editora: Record





Eu, Christiane F, 13 Anos Drogada Prostituída
Autor: Kai Hermann
Editora: Bertrand Brasil






Ensaio do Vazio
Autor: Carlos Henrique Schroeder
Editora 7 (Sete) Letras





Woodstock, quarenta anos depois
Autor: Pete Fornatale
Editora: Agir

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Fórum Literário na mídia!

Nosso querido Fórum Literário figurou novamente no jornal O Correio do Povo (dia 12.09.2009).

A reportagem comentou o interessante tema, a literatura sobre o assunto e destacou o ilustre convidado de honra, Delegado Luciano Raizer, da Polícia Federal.

Ficamos imensamente felizes com a atenção recebida e gratos pelo espaço, até porque, o efeito foi visto na sessão lotada e nos bons comentários posteriores.

Que os bons ventos continuem soprando!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Próximas sessões

Atendendo a pedidos, informamos o calendário das próximas sessões de 2009:

17.10 - Data confirmada. Tema a ser definido até semana que vem, pois aguardamos confirmação do convidado de honra.

14.11 - Data confirmada. Também ainda sem tema definido, aguardando posição do convidado de honra.

12.1.2 - Sessão especial com encerramento do ano e algumas surpresas aos participantes. Aguardem!

Até o final do ano, definiremos o início das sessões para o ano de 2010.

É o Fórum Literário trabalhando por vocês!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Quinta edição do Fórum literário

A Quinta edição do nosso Fórum Literário, com o tema "Drogas: Sofrimento ou Inspiração?" foi um sucesso!

Graças ao público sempre fiel e participativo, o convidado de honra, Delegado Luciano Raizer, se sentiu à vontade para comentar um pouco sobre o dia a dia do trabalho de repressão ao narcotráfico. Nós, do Fórum Literário, agradecemos não apenas as palavras do Del. Luciano, mas a boa vontade com que as proferiu.

Um obrigado especial também aos participantes, que nos alegraram com sua presença.

O debate, como sempre, foi enriquecedor, nos possibilitando uma visão mais realista do problema das drogas, com abordagem direta sobre o assunto, análise de casos concretos e da legislação sobre o tema.

Como não poderia deixar de ser, a literatura comentada é de boa qualidade e conta com escritores locais, nacionais e internacionais.

Nos próximos dias, postaremos uma relação dos títulos citados e outros que abordam o mesmo assunto.

Novamente, nosso muito obrigado à todos e esperamos que nosso amado Fórum Literário só venha crescer.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Traições na literatura...

TRAIÇÕES NA LITERATURA

Abaixo, indicamos a literatura comentada na última sessão, onde tratamos sobre “Os Direitos do Amante”, com o registro do nome do livro e do nome do(a) autor(a):

O Outro (autor: Schlink Bernhard)

Mentiras no Divã (autor: Irvin D. Yalon)

As Ligações Perigosas – também publicado como As Relações Perigosas (autor: Chorderlos de Laclos)

Dom Casmurro (autor: Machado de Assis)
Memórias Póstumas de Brás Cubas (autor: Machado de Assis)

O Primo Basílio (autor: José Maria Eça de Queirós)

Otelo (autor: Willian Shakespeare)

Madame Bovary (autor: Gustave Flaubert)

Ana Karenina (autor: Leon Tolstoi)

O Amante de Lady Chatterley (autor: D. H. Lawrence)

Diários Íntimos (autora: Anaïs Nin)

Trópico de Câncer (autor: Henry Miller)

São Bernardo (autor: Graciliano Ramos)

Lolita (autora: Vladimir Nabokov)

Bonitinha, mas Ordinária (autor: Nelson Rodrigues)
Perdoa-me por me traíres (autor: Nelson Rodrigues)

Gabriela, Cravo e Canela (autor: Jorge Amado)

Pantaleão e as Visitadoras (autor: Mario Vargas Llosa)

Hollywood (autor: Charles Bukowski)

Trilogia Suja de Havana (autor: Pedro Juan Gutiérrez)


Finalmente, de Jaraguá do Sul, o já citado:
O Escritório (autor: Raphael Rocha Lopes)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sucesso!

Muito bem, caros amigos, seguidores fiéis deste humilde Fórum Literário.
A última sessão foi um sucesso de público e crítica. Recebemos elogios pelo tema e pela grata escolha da convidada de honra. Aliás, registramos nossos sinceros agradecimentos à Dra. Luciane, que soube expor de forma clara e em linguagem acessível seu ponto de vista. A situação suscitou debates e nos trouxe uma nova visão do tema.
Pois muito bem, também não poderíamos deixar de registrar a menção feita ao Fórum Literário por um dos jornais de nossa região (Correio do Povo), do dia 15.08.2009. É o nosso Fórum Literário crescendo e aparecendo!
Vale uma menção honrosa ao mediador Gelson Bini, afinal, estudou muito, fazendo pesquisa prévia e discorrendo brilhantemente durante a sessão. Que os demais mediadores sigam seu exemplo!
E neste espírito festivo, os mediadores deste Fórum Literário já definiram o tema e a data para a próxima sessão: dia 12.09.2009, às 10h, com o tema "Drogas: Sofrimento ou Inspiração?"
Preparem-se para mais um debate, mais polêmica, mas sem esquecer do aprendizado.
Finalmente, agradecemos todos aqueles que compareceram, frisando que sem vocês, este Fórum Literário não existiria (pode ser clichê, mas é verdade!) Obrigado!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sessão! AMANHÃ!

Não esqueçam da sessão do nosso Fórum Literário amanhã, à partir de 10h, na Grafipel Megastore.

O tema vai ser "Os Direitos do Amante"

Teremos como convidade de onra a Luciane Mortari, que falará sobre o tema, alguns comentários dos mediadores e depois um papo descontraído entre todos os presentes.

Participe, pois nosso Fórum Literário só pode ser feito com sua presença.

Até amanhã!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Próxima sessão: 15.08.2009

Pessoal, mudanças no dia da sessão. Tendo em vista motivos de força maior, transferimos a próxima sessão para o dia quinze de agosto.

Nossa convidada de honra está confirmada, será a Luciane Mortari. A apresentação formal ocorrerá amanhã, quando receberemos seu currículo.

O tema todos já sabem, né? "Os direitos do amante".

Aproveito para lembrar que estamos abertos a todo tipo de sugestões, inclusive para novos temas e convidados de honra.

Enquanto isso, apresento uma nova questão, para pensarmos antes e discutirmos na sessão: um homem que apesar de casado mantém uma relação de concubinato com outra muher, tem filhos com ambas. Caso ele venha a falecer, a pensão previdenciária pelo falecimento pode ser pleiteada por ambas as mulheres? A pensão deve ser dividida com a amante, já que ambas tem filhos do falecido?

Discutiremos as possíveis respostas na próxima sessão!

sábado, 1 de agosto de 2009

Recentemente nos trouxeram uma interessante situação:

Um casal onde marido e mulher não se entendem como antigamente. Os filhos dão trabalho demais e tanto o homem quanto a mulher se dedicam ao trabalho esquecendo-se da relação e da sua intimidade, culpando-se mutuamente. Aí, um deles resolve que, se não é correspondido na medida de seus desejos dentro do casamento, tem o direito de procurar fora.

E a discussão é: aquele que procura um amante ainda ama a pessoa com quem casou, mas procura um complemento em uma relação de concubinato, então, se marido e mulher voltarem a se entender, o(a) amante tem o direito de interferir nesta relação, por aquilo que sabia ser imoral e indevido aos olhos da sociedade? Poderia o(a) amante pleitear o que quer que fosse, na Jusitiça e fora dela, mesmo sabendo que isso pode desencadear a destruição de uma família?

Não basta a análise do caso de forma parcial, defendendo um dos lados sem ao menos saber o que o outro pensa. Em qualquer debate/discussão, é necessário ouvir primeiro, analisar e aplicar o que diz a lei e a moral, para finalmente tomar uma decisão.

As sessões do Fórum Literário auxiliam este processo, pois teremos pontos de vista diferentes e análises diversas, num bate papo descontraído, tornando prazeroso o encontro.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Mesmo na mídia, como televisão, rádio e revista, a questão dos amantes é constantemente abordada. Curiosamente, os canais de informação da população não comentam nem discutem os direitos dos amantes. Ainda que a realidade nos traga a certeza da existência dos conflitos e a necessidade de uma legislação coerente, ou pelo menos uma sociedade atuante.

Questões como os direitos dos amantes são abafadas por sensacionalistas matérias sobre acidentes ou a badalada vida dos famosos, quando não se troca tudo por uma boa partida de futebol.

Como estudiosos e aplicadores do Direito, devemos repudiar a omissão e coibir abusos e imperfeições, fazendo valer a Justiça.

Utopia?

E quem sobrevive no mundo de hoje sem acreditar no impossível - ou como costumo pensar, no possível ainda não realizado.

Pensemos nisso.

domingo, 19 de julho de 2009

Sobre os livros para a sessão...

Escolhemos falar sobre o único autor jaraguaense indicado: Raphael Rocha Lopes.

Seu livro, O Escritório, apresenta-nos o romance entre Breno e Elisa, duas das personagens principais do livro e ao redor de quem os acontecimentos se desenrolam. A Elisa sendo casada, faz de Breno possível objeto de nosso estudo, já que é um amante.

A história é envolvente e a situação do Breno levanta questões importantes, tais como a necessidade de manter segredo sobre a relação e o ciúme justificado (?) do marido da Elisa. Um detalhe interessante é que os dois trabalham no mesmo escritório. Por isso, o relacionamento irregular dos dois representa um risco para suas vidas profissionais, posto que ambos podem sofrer punições do escritório, caso o concubinato que vivem se torne público.

Para saber como resolvem a situação terão de ler o livro, claro, mas vale a pena discuti-lo na próxima sessão do Fórum Literário.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Vamos nos preparar para a sessão?

Para que ninguém diga que vai à próxima sessão do Fórum Literário sem um mínimo de conhecimento sobre o tema (Os direitos do amante!), dêem uma olhada no que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul já andou julgando:

"AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR SERVIÇOS PRESTADOS. INDENIZAÇÃO. AMPARO À CONCUBINA. RETRIBUIÇÃO PELA VIDA EM COMUM. Não é razoável deixar ao desamparo a companheira de mais de uma dezena de anos, o que representa o locupletamento à custa do afeto e dedicação alheia,sendo cabível estimar-se indenização correspondente ao tempo de convivência. APELAÇÃO PROVIDA, PARA FIXAR INDENIZAÇÃO."(SEGREDO DE JUSTIÇA) (Apelação Cível Nº 70011177599, Sétima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: José Carlos Teixeira Giorgis, Julgado em 13/07/2005)

Observem que a saída utilizada nesta decisão é a de considerar que houve contribuição dos dois amantes para a constituição do patrimônio comum, portanto, o Tribunal entendeu que a concubina (ou amante) merecia uma indenização pelo tempo de convivência. Você concorda com esse tipo de decisão? Você acha pouco? Ou será que a concubina não merecia nem mesmo isso, já que sabia em que tipo de relação se encontrava?

O debate em nossas sessões é assim, dúvidas postas em discussão, para que cada um dê sua opnião.

Espero ver todos lá!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Amante = concubino?

Ora de começarmos a falar sobre o próximo tema: Os Direitos do Amante!

O termo amante tem o mesmo significado do termo concubino?

Sabemos que o termo amante tem diversos significados, dependendo da pessoa com quem se conversa. Para um casal de adolescentes apaixonados, livres e desimpedidos, será interpretado como um namoro caliente, como duas pessoas que se amam e fazem amor. Para um marido infiel significa a famigerada outra. Em ambas as definições a conotação sexual impera.

Entretanto, para efeitos de nosso estudo, o termo amante deve ser entendido como aquele definido pelo Código Civil de 2002, onde se lê que "As relações não eventuais entre o homem e a mulher impedidos de casar, constituem concubinato."(art. 1.727)

Para a lei, se uma pessoa é casada e tem relações com pessoa fora do casamento, essa relação extramatrimonial será chamada de concubinato. Portanto, esqueça a definição do dicionário (que confunde comcubinato com união estável). O amante é o concubino.

Quanto aos seus direitos, a lei simplesmente silencia a respeito. É aí que entra a interpretação das leis que já existem pela Justiça.

Na próxima sessão do Fórum Literário vamos nos surpreender com a forma como nosso direito trata questões como esta, seja pela falta de alento a quem precisa, seja pela hipocresia e intolerância que a sociedade costuma demonstrar, ou ainda pelos atuais julgamentos de nossos Tribunais, beneficiando justamente o(a) amante!

domingo, 12 de julho de 2009

Indicamos...

Meus caros amigos, para quem se interessa pelo tema da próxima sessão e pretende se aprofundar no tema, podemos indicar alguma literatura. Mas, deixando um pouco a parte técnica de lado, hoje pretendemos apresentar alguns títulos que serão comentados na reunião, pertencentes a literatura nacional e estrangeira, antiga e atual. Ei-los:

O OUTRO (autor: Schlink Bernhard; editora: Record)
O ESCRITÓRIO (autor: Raphael Rocha Lopes; editora: Design)
MENTIRAS NO DIVÃ (autor: Irvin D. Yalon; editora: Ediouro)
DOM CASMURRO (autor: Machado de Assis; editora: **)
O PRIMO BASÍLIO (autor: José Maria Eça de Queiros; editora:**)
AS LIGAÇÕES PERIGOSAS (autor: Chordelos de Laclos; editora: L&PM)

**Livros disponíveis em mais de uma editora e, por serem de domínio público, podem ser encontradas no site: www.dominiopublico.gov.br

O tema da sessão de número V de nosso Fórum Literário é recorrente, como se pode perceber pelos inúmeros títulos disponíveis. Todos serão comentados na sessão.

Esperamos ter ajudado. Boa leitura!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Fórum Literário V Sessão

"Os Direitos do Amante"

Está lançado o tema para a próxima sessão do nosso Fórum Literário, que ocorrerá no dia 08.08.2009.

Intentando evitar dúvidas, explicamos que para efeitos de nossas digressões, amante é exatamente aquilo que o gosto popular logo apressasse em imaginar: o(a) outro(a), o(a) comcubino(a).

Vamos debater sobre o convívio amoroso de pessoa casada com outra pessoa, fomentando o debate sobre a existência - ou inexistência - de direitos e obrigações entre aqueles que se envolvem emocionalmente (e sexualmente também, como não poderíamos ignorar) com pessoa que já é comprometida civilmente, por ser casada.

Um tema não apenas relevante, pois cada vez mais presente e recorrente no dia-a-dia de nossa sociedade, mas também um assunto instigante: O que se entende por amante? É o mesmo que comcubino? Até que ponto um amante pode exigir algo de seu parceiro casado? E o direito da família regularmente constituída, muitas vezes chamada "oficial"? É amante, quando o parceiro é do mesmo sexo?

Estas e outras questões serão alvo de nosso convidado de honra, como também serão as ponderações de nosso seleto grupo de participantes.

Por isso, esperamos ver você no dia 08.08.2009, às 10h, na Grafipel Megastore, para mais uma deliciosa sessão. Estamos preparando uma sessão especial!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

3ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul


Pessoal, vale a pena divulgar, já que nossas sessões não se restringem aos livros técnicos ou voltados apenas ao estudante de Direito:

"3ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul agita Santa Catarina em Julho

De 9 a 19 de julho Jaraguá do Sul se transforma na capital catarinense da literatura e recebe autores de renome internacional, como Luis Fernando Verissimo e Fanny Abramovich, com uma programação recheada de novidades.

A terceira edição da estelar Feira (que já nos primeiros anos trouxe Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Pedro Bandeira, Marçal Aquino e Cristovão Tezza) acontece em Julho, e com uma nova proposta: se entrosar cada vez mais com o público infanto e juvenil. “Todas as ações da Feira são pensadas com resultados de longo prazo, queremos formar leitores, e não só isso, leitores de qualidade” afirma o diretor geral da Feira, o escritor e editor Carlos Henrique Schroeder.

“A Fundação Cultural de Jaraguá do Sul é a mantenedora da Feira este ano, pois tanto a prefeita, quanto o Presidente da Fundação, o Jorge, acreditam no grande poder transformador da leitura e da literatura”, acredita o coordenador geral da Fundação Cultural, Nelson Borchard.

A Feira é uma realização da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, com a promoção da Design Editora, Câmara Catarinense do Livro, RBS TV, Secretaria Municipal da Educação, SDR Jaraguá do Sul e SESC Santa Catarina. O autor homenageado deste ano é Monteiro Lobato e o patrono é o escritor Loreno Hagedorn. Além de grandes autores da literatura, a Maratona de Contos SESC e a Mostra de Cinema Brasileiro prometem chacoalhar a cidade.

A Feira acontece de 9 a 19 de julho, de Segunda a Sexta, das 10h às 21h, Sábado, das 10h às 19h, Domingo, das 13h às 19h.

A abertura oficial acontece no dia 9 de julho, 14h."

Entrada franca

Local: Praça Ângelo Piazera

Fonte: http://cultura.jaraguadosul.com.br/

domingo, 5 de julho de 2009

Ilana Casoy é lembrada!

Estava assistindo TV, neste domingo sem nada para fazer, quando ouço a atriz Letícia Sabatella citar a pesquisadora e escritora Ilana Casoy, como uma das consultadas para formação de seu papel - uma vilã psicopata.

Achei legal que tenhamos tratado de um tema tão empolgante no nosso terceiro encontro ("Mentes Criminosas") e fico feliz de ver que o tema está em voga na mídia, com uma das autoras discutidas em nossa sessão citada em cadeia nacional de televisão como reconhecida estudiosa do assunto. Isso demonstra que o debate foi produtivo e a literatura comentada de excelente qualidade.

O Fórum Literário foi idealizado dessa maneira: manter os bons livros em evidência, promovendo debate sobre seus autores e o que escrevem.

Participe!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Laços Sociais da Adoção...

O convidado de honra, e amigo Cesar, transmitiu sua experiência profissional e pessoal a respeito do tema...os debates foram produtivos e interessantes...todos contribuiram bastante!!! Vale a pena conferir alguns momentos...





Participem do próximo: 08.08.2009!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

4ª Sessão, PARTICIPEM!!!

Tema: Laços Sociais da Adoção

Convidado de Honra: Cesar Alberto Aguiar Cesar

Mediadores para essa sessão: Frederico Hulbert, Gelson Bini e Janaína E. Chiaradia

Sábado, dia 27 de junho, as 10:00h, na Livraria Grafipel (Quintino Bocaíuva, 42, Centro, Jaraguá do Sul, SC).

Criado para fomentar o debate entre os apreciadores da boa literatura, oferecendo-a como mais uma ferramenta de socialização e aprendizado, protegendo e mantendo os bons títulos em evidência.

Como funciona: os mediadores abrem a sessão e aprensentam o convidado de honra, e depois todos discorrerem sobre suas leituras.

Participe e fique por dentro do que está sendo lançado no mercado literário.

Informações a respeito do convidado Cesar Alberto Aguiar Cesar:
Natural de Presidente Prudente - SP;
Graduado em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (1993).
Pós graduado em direito civil;
Mestre em Políticas Públicas pela UNIVALI - UNIVERSIDADE DE ITAJAÍ ESTADO DE SANTA CATARINA. É Professor Universitário na Faculdade de Jaraguá do Sul- UNERJ, desde 2005 . Atua como Advogado - OAB/SC 16655
Camara de Mediação e Arbitragem de Jaraguá do Sul. Tem experiência na área de Direito EMPRESARIAL. Conselheiro da OAB/SC da sub-seção de Jaraguá do Sul - SC e Membro do quadro de equipe técnica do Grupo de Apoio a adoção de Jaraguá do Sul - SC - Bendito Fruto.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Serial killers

Este é o segundo livro da escritora brasileira Ilana Casoy (Editora: ARX).

Dando continuidade ao tema de seu primeiro livro, Casoy apresenta os serial killers destas terras brasileiras. Novamente sua abordagem é voltada ao relato detalhado dos casos, com uma análise técnica superficial. Notem que a autora se preocupou com os fatos e transcreveu quase na integralidade algumas das entrevistas realizadas com os assassinos estudados.

As entrevistas transcritas são reveladoras porquanto chegamos a sentir pena do indivíduo arrependido, declaradamente mudado; e perturbadoras quando a descrição de alguns dos casos e feita com total apatia, sem importar as atrocidades cometidas.

Apesar do livro estar mais voltado ao ramo da psicologia forense, é importante que possamos ter este contato, com uma realidade tão próxima de nós. Infelizmente, o estudo apresentado no livro foi finalizado sem possibilidade de incluir alguns dos casos mais recentes de assassinos seriais, amplamente divulgados pela mídia, como o do Maníaco do Parque.

Como fecho, deixo um destaque do livro, em frase dita por Chico Picadinho “Eles queriam o motivo do crime e eu não sabia o porque”. Difícil entender uma mente criminosa.





Ilana Casoy, por Julio Bittencourt (Época)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Serial Killer, Louco ou Cruel?


Acompanhando o ritmo de nosso último encontro, cujo tema foi “Mentes Criminosas”, resolvi postar no blog, toda semana, comentários sobre a literatura indicada durante as sessões do Fórum Literário.

Inicio com um dos livros que me atraíram para o tema debatido: Serial Killer: louco ou cruel?, primeiro livro da escritora Ilana Casoy (WVC Editora / Madras Editora).


O nome, por si só, já revela o assunto abordado. A autora faz uma análise do que os estudiosos da mente criminosa entendem por serial killer, apresentando dados concretos, bem como faz uma apresentação do tema para leigos no assunto, abordando dados psicológicos, perfis criminais, investigação do FBI e, finalmente, apresenta quinze dos mais instigantes casos conhecidos de serial killers, especificando nomes, histórias, algozes e vítimas, com detalhada narrativa. Particularmente, penso que do estudo da autora sobressai a qualidade da pesquisa e a riqueza dos detalhes, alcançados por uma brasileira em obra tão sucinta.

Apesar de pecar pela objetividade excessiva na parte técnica e com pouquíssimos dados das questões jurídicas, os casos estão ricamente narrados, são curiosos e estão a tal ponto disseminados no contexto mundial, que logo percebemos que algumas das questões que atualmente debatemos em universidades e muito do que se lê e vê nos livros e filmes de ficção policial, suspense e terror de hoje, são fruto não de uma boa imaginação fértil, mas sim, tem base na realidade crua dos atos produzidos por mentes perturbadas. O livro também nos faz pensar, por exemplo: você sabia que existe pena de morte no Brasil?

Pois é, esta e outras informações curiosas e incomuns podem ser lidas nesta obra. Recomendo a leitura, mas apenas aqueles que se interessam pelo tema e estão prontos para enfrentá-lo, por tratar de um tema particularmente sensível a alguns: a morte. Entretanto, todo Por fim, do livro transcrevo uma famosa frase de um Serial Killer chamado Jeffrey Dahmestudante do Direito, afeito ao ramo Penal deve ao menos absorver alguns dos aspectos apresentados.

Por fim, do livro transcrevo uma famosa frase de um Serial Killer chamado Jeffrey Dahmer, o mais famoso canibal dos EUA: “Eu fiz a minha fantasia de vida mais poderosa do que minha vida real”.

domingo, 17 de maio de 2009

3ª Sessão...sucesso...

Agradecemos a participação de todos que compareceram na 3ª Sessão, que ocorreu no dia 16.05 às 10h na Grafipel, em Jaraguá do Sul.
Contamos com mais de 30 participantes que se envolveram com o tema do dia, qual seja, "mentes crimonosas". O convidado de honra, Dr. Júlio Max Manske, fez uma apresentação a respeito de alguns casos em que atuou como advogado criminalista, acrescentando seu conhecimento doutrinário e sua experiência como professor universitário.
Nós, os mediadores (Fred, Gelson e eu) fizemos comentários e indicações de literaturas que envolvem o tema em destaque.
Ainda, no fim do evento, os participantes debateram e enriqueceram o fórum literário com outras obras que já tiveram a oportunidade de ler e acrescetaram suas opiniões a respeito do assunto.
Os debates foram muito interessantes, de tal forma, que o horário previsto para o término (11h30min) foi prorrogado até as 13h, salientando que poderíamos ainda ficar boa parte da tarde trocando experiências literárias. Parabéns a todos, pois, o sucesso somente se concretiza com a participação dos apaixonados pela literatura...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

É nesse sábado...3ª Sessão! PARTICIPEM!!!

Tema: MENTES CRIMINOSAS

Convidado de Honra: Júlio Max Manske

O convidado de honra, enriquecerá a sessão com sua vasta experiência profissional, tanto como advogado, quanto como professor universitário, uma vez que é Graduado em direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998), pós-graduado em Direito - Especialização em Processo Civil - convênio UNERJ/FURB (2003); pós-graduado em Direito - Especialização em Direito Penal Econômico Internacional pela Universidade de Coimbra em convênio com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (2007); professor das disciplinas de Direito Penal, Parte Geral no Centro Universitário de Jaraguá do Sul (2003) e na Faculdade Metropolitana de Guaramirim (2005); vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Jaraguá do Sul.

Mediadores dessa sessão: Frederico Hulbert, Gelson Bini e Janaína Elias Chiaradia.

Sábado 16 de Maio, as 10:00h, na Grafipel Megastore (Quintino Bocaíuva, 42), em Jaraguá do Sul.

Participe e fique por dentro dos assuntos literários.

Como funciona: Os mediadores, abre a sessão e aprensentam o convidado de honra, e depois todos discorrerem sobre suas leituras.

Esperamos por vocês, até lá...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O QUINTO MANDAMENTO

"Na última manhã de outubro de 2002, a cidade de São Paulo e o Brasil inteiro acordaram abalados com a notícia do assassinato, a golpes de bastão, de um casal de classe média alta: Marísia e Manfred von Richthofen.

O caso apresentava elementos misteriosos, que pareciam implicar pessoas próximas ao casal.
Os novos elementos que seriam descobertos com apenas uma semana de investigação desconcertariam a todos: o homicídio fora arquitetado pela filha das vítimas. Seu namorado e o irmão dele executaram a matança.

A jovem Suzane exibe o perfil da filha ideal: loura, bonita, estudante de direito, boa aluna, trilíngüe.

Os irmãos homicidas também aparentam ser rapazes comuns. O que teria levado o trio a cometer um crime tão perverso?

Com faro de detetive e talento de romancista, Ilana Casoy segue passo a passo os bastidores desse crime desconcertante, desde sua execução até a confissão final.

Ela mostra o comportamento dos assassinos, os depoimentos da família e o trabalho quase sem precedentes na história da polícia, que, numa afinada orquestração entre inúmeras equipes, recolhe prova por prova na busca pela verdade".

O Quinto Mandamento é uma obra também sem igual. Meticulosa como uma investigação, objetiva como uma reportagem e envolvente como um romance policial, é o nosso A Sangue Frio brasileiro: um livro fabuloso e explosivo, que ficará marcado na memória dos leitores".